19 de jul de 2013

Métrica por Colleen Hoover

Slammed #1
O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor. 

Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501401861
Páginas: 299
Nota: 

Se eu repetir "Leia esse livro!" por trinta linhas, vocês vão considerar esta uma resenha convincente o suficiente para entrar no link "Comprar" ali em cima e colocar Métrica na sua estante? Porque eu realmente não faço ideia de como abordar esse livro, de como fazer jus ao quanto eu amei a história. É nesses momentos que me convenço que resenhas negativas são as melhores de escrever - é mais fácil ser objetiva, é mais fácil argumentar. Você sabe o que não gostou e sabe o porquê. O caso inverso é tão mais complicado... Não sei dizer qual foi o momento em que Métrica me arrebatou (algo nas dez primeiras páginas, garanto), o que tornou o livro tão especial mesmo não tendo nem 300 páginas. Sei apenas que ele é tudo isso - e muito, muito mais.

Não sei o que eu posso contar. Não sei nem até aonde essa sinopse pode chegar de modo que não tire nenhum fator surpresa e você fique tão embasbacado com os sentimentos quanto eu fiquei. A protagonista é Layken, que acabou de mudar para o Michigan com a mãe e o irmão mais novo, Kel. Fazem apenas sete meses que seu pai morreu e ela não tem bem certeza de que fase do luto sua família se encontra - mas tem certeza que mudar para outro estado não era um dos estágios previstos. Entretanto, logo no primeiro dia na nova cidade, ela conhece Will, seu vizinho. Além de lindo, ele ama poesia e parece ser perfeito para Layken. MAS VAMOS PARAR POR AÍ.

Métrica é muito mais profundo do que parece. É mais que um new adult com bons personagens, é mais que um casal com muita química vivendo um romance complicado. A autora reformulou alguns clichês e fez uma trama única e muito bem executada. Não consigo pensar em uma coisa nesse livro que poderia ser diferente - da narrativa aos personagens. É visível a forma como todos cresceram no decorrer da história, principalmente Layken. Ela pode fazer o estilo de mocinha indefesa e problemática, que carrega um peso muito grande nas costas e tem uma visão limitada da realidade, mas isso fez do livro mais real. Não consigo imaginar o desenvolvimento de Métrica sem estar paralelamente ligado ao desenvolvimento da protagonista. É o que falo sempre: um livro é seus personagens, e tudo além disso é segundo plano.

Quando falei antes que fui arrebatada com 10 páginas, não estava exagerando. Na página 17, eu já tinha certeza que essa seria uma leitura cinco estrelas e marcada como favorita. Colleen Hoover é muito poética - tanto em prosa como em poesia. Ela tem um jeito especial de contar as situações, por mais dolorosas que fossem. Não sei se a autora tenha uma veia cômica (de humor negro), ou se foi a minha forma de lidar com o que Layken vivia, mas, por vezes, eu não tinha certeza se ria ou se chorava - acabava gargalhando e soluçando ao mesmo tempo. É triste e engraçado e sensível e sensacional.

Um livro maravilhoso em todas os significados da palavra e ainda mais. Métrica é lindo por todos os motivos que disse e os que guardei, por todas as razões que o faz singular e incomparável. Tudo que eu peço (é que você leia o livro e seja maravilhado por conta própria) é que não se deixe julgar pelo gênero, por todas as labels que um new adult carrega. Eu amei Métrica mais do posso explicar ou argumentar, e acho que recomendar é muito pouco perto do tanto que eu quero que toda alma nesse mundo leia esse livro. Tenho dito.
Beijinhos ♥

23 comentários:

  1. Olá,

    é a primeira resenha que leio de Métrica. Já vi o livro na livraria, me chamou a atenção, mas até então, achava que era mais um livro New Adult. Depois da sua resenha, confesso que fiquei curioso pela leitura. Até agora só li Belo Desastre do gênero! o/

    Beijos
    Lucas

    ResponderExcluir
  2. acho que essa é a segunda resenha que leio do livro, mas já ouvi muita gente falando maravilhas deste livro!
    quero muito lê-lo, apesar de sentir que esotu com as expectativas muito altas, mas tudo bem :P

    ResponderExcluir
  3. Oi Oi!
    Essa é a primeira resenha do livro que vejo, e apesar de ser encantada com a capa a sinopse desse livro não me conquista muito. Não sou muito fã de livros do genero new adult, não ainda, porque até agora não li muitos, e os que li não me agradaram.
    Tem promoção acontecendo no meu blog, aparece por lá e ver se te agrada, será muito bom contar com a tua participação.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Este livro deve ser emocionante e surpreendendo. Particularmente gosto de livros mais profundos, com personagens bem construídos, um bom romance e algo a mais. Espero poder ler o quanto antes. Tenho a leve impressão de que entrará para os favoritos.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Já vi que vou chorar horrores e favoritar horrores esse livro. É muito bom! Que história heim? Sásinhora, doida pra ler também! *-*

    ResponderExcluir
  6. Eu já me encantei na resenha já q amo esse gênero. Só acho q a capa não ajuda....
    É claro q fiquei bem curiosa com a resenha, parece ser tão maravilhoso q tá no meu top cinco de desejados!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não me canso de ler resenhas tão boas desse livro, realmente a história vem cativando todo mundo, e me deixando curiosíssima para saber o porque! Não parece ser um new adult mais do mesmo. Pretendo ler o mais breve possível!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. To desejando muito esse livro, ainda mais agora que li essa resenha *-*

    ResponderExcluir
  9. Já vi tantas resenhas desse livro que quase o baixei pra ler logo, mas vou esperar para ter em livro fisico *---*

    ResponderExcluir
  10. Todas as resenhas que li dele foram positivas, e ele parece ser uma fofura! Mas também, profundo e sentimental. Emocionante. PRECISOOO!!!!

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/maravilhosomundodetinta?fref=ts

    ResponderExcluir
  11. Realmente a história é tocante, meio drama a romance, eu gostei mesmo da premissa, eu não esperava que a autora fosse escrever um livro desse tipo com várias críticas positivas, confesso que adorei a resenha e estou louco pra ler o livro, Métrica já meu new adult desejado number 1. =D

    ResponderExcluir
  12. O livro é completamente diferente do que eu imaginei! Assim que vi a a capa e título, não gostei. Muito menos quando descobri ser de poesia, mas depois da resenha e me aprofundar na história fiquei com muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  13. Joana como você pediu eu li e estou maravilhada por conta própria! Sabia que você ia gostar também de ler!

    Adorei a resenha, esse livro superou todas expectativas!

    *-*

    ResponderExcluir
  14. Joana como você pediu eu li e estou maravilhada por conta própria! Sabia que você ia gostar também de ler!

    Adorei a resenha, esse livro superou todas expectativas!

    *-*

    ResponderExcluir
  15. Essa história é parecida com minha vida, perdi meu pai aos 19 anos de idade e fui suporte de família e sou até hoje. Quero muito ler.
    Nome de seguidora: Miriam Guiraldelli

    ResponderExcluir
  16. O livro parece que reúne tudo que eu gosto: música, poesia e um drama intenso e bem contado. Adoro isso! Personagens interessantes e que me fazem torcer por eles. E se eu me apaixonar tb pela história, tenho a felicidade de saber que é uma trilogia! Ou seja, tenho o meu 'quero mais' garantido! Espero que os próximos sejam tão sedutores como o primeiro.

    ResponderExcluir
  17. Li algumas resenhas sobre esse livro, e uma boa parte delas são positivas. É ótimo quando uma história nos fisga desde as primeiras páginas. Pouquíssimas vezes isso aconteceu comigo. Fiquei bastante curioso pra lê-lo, e espero que goste bastante.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. Eu fiquei curiosa em relação a este livro. O título me deixou bem intrigada e, a principio, pensei que fosse uma trama Hot kkk Li vários comentários elogiando essa obra, dizendo o quanto é bem construída e por isso vou ler o mais rápido possível =)

    Bjs
    @tibiux

    ResponderExcluir
  19. Confesso que o que me chamou muita atenção foi a capa! [julguem-me rs]
    Mas, depois que li sua resenha, fiquei muito mais motivada a ler.

    Beijos
    http://cafecomlivroo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. eu já ouvi falar muito bem sobre metrica e está na lista dos livros para que eu possa ler nas minhas ferias mais pela primeira vez eu li algo que realmente me chamou a atenção para a leitura, sou louca por leitura e espero que o livro seja tão bom quando a resenha .. xoxo

    ResponderExcluir
  21. Depois dessa resenha, fiquei com mais vontade de ler Métrica. Parece ser um livro incrível, e estou ansiosa para começar a ler.

    ResponderExcluir
  22. Não precisa escrever 30 linhas pedindo pra eu ler o livro, alias, não precisa pedir nenhuma vez, sua resenha se encarregou disso perfeitamente...é muito raro um livro nos conquistar logo de imediato né, mesmo o melhor livro, então se Metrica conseguiu fazer isso com voce, já superou expectativas! Esse romance já está na minha lista de desejados e mal espero pra poder le-lo e me emocionar com essa historia linda...parabéns pela resenha maravilhosa! :)

    ResponderExcluir
  23. Já disse, esse foi a surpresinha e xodó do ano!
    Terminei de ler toda boba e chorosa e ah <3 HAHAHAAHA
    Nas primeiras páginas eu já estava rindo com a Lake, apesar da situação. Daí vem o Will e a gente fica <33333 e depois a bomba e por mais que você queira dizer pro Will "Joga tudo pro ar e vai amar a Lake" você sabe tão bem quanto ela o quanto isso seria complicado. Encantei!
    E as crianças? Adorava cada cena deles HAHAHA
    E a mãe dela tão forte! Enfim, não sei nem o que dizer adorei completamente e já falei tanto de Métrica em todas as resenhas que eu via na timeline que não sei se já comentei aqui, se comentei I'm sorry! HAHAHA
    Mas o livro é tão bom que até comentar duas vezes compensa! <3

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!