25 de ago de 2012

Predestinados por Josephine Angelini

Predestinados - Predestinados #1

Helen Hamilton passou a vida inteira tentando disfarçar o fato de que é uma garota diferente, mas agora, aos dezesseis anos, isso está cada vez mais difícil. Não apenas por causa de sua força sobre-humana ou porque às vezes, sem motivo aparente, pessoas estranhas simplesmente a atacam, mas também porque ela teme que seu juízo esteja seriamente comprometido. Pesadelos recorrentes com uma estranha viagem pelo deserto e a visão de três mulheres derramando lágrimas de sangue a tem atormentado noite e dia. Ao mesmo tempo, um impulso inexplicável, incontrolável, passa a dominar seus pensamentos: Helen quer matar Lucas, um dos rapazes da glamorosa e misteriosa família Delos. À medida que descobre mais sobre sua verdadeira origem, ela percebe que a relação dos dois está submetida não só à sua vontade, mas a forças e tradições ancestrais. 

Autora: Josephine Angelini
Editora: Íntrinseca
ISBN: 9788580572209
Páginas: 313
Nota: 

Nunca fui fã de história (#boriiiing), mas desde que conheci Rick Riordan e sua forma legal de abordar mitologia grega, abri novos olhos para essas lendas. De repente, conhecer as histórias da Grécia, os deuses antigos, os poderes do monte Olimpo... Foi divertido e eu amei a experiencia. Entretanto, esse era uma coisa exclusiva de Rick e seus livros de aventura. Quando apareceu o elogiado Predestinados, com sua linda capa e sinopse que anunciava um romance misturado à mitologia, minhas expectativas foram a mil e eu cai de cabeça. É, eu cai.

A história grega apresentada não é exatamente igual ao universo de Percy Jackson. Predestinados está mais para uma releitura de Odisseia e Ilíada, de Homero, com poderosos Descendentes dos deuses gregos, mas dando mais enfoque para o episódio de Helena de Troia. Sabendo essa parte da história, você conhece o cenário histórico do livro - passando para século XXI e conhecendo Helen, a garota perfeita que não sabe de nada.

Não gosto de protagonistas perfeitas, sempre acaba sendo muito FFF (falso, fictício e forçado, sacou? hehehe). Helen é educada, inteligente, linda, talentosa, e todas as qualidades que você pode pensar (exceto desenvoltura e carisma). Uma coisa que não entendi foi que considerando que, nos EUA, popularidade é uma coisa muito relativa a ser bonito e ter habilidades especiais, então por que Helen, ás da corrida e rosto mais bonito do mundo (sem exagero), faz parte dos excluídos? Já que ela está desperdiçando sua óbvia grande carreira como modelo, por que não estar no topo da piramide social? Fala sério.

O romance promete. Promete mesmo, já cumprir é outra história. Sabe, Nora não foi fã de Patch a primeira vista, e Clary também não caiu de amores por Jace depois de se encararem. Quando Helen e Lucas se veem pela primeira vez, sentem um ódio mutuo e tentam se matar, OMG, amei, isso é original! Depois, de um minuto para o outro, eles já se amam, não podem viver sem o outro, blablabla clichê. E nem para ser um romance emocionante. Nunca vi casal mais morno na literatura. Não, não estou falando que Josephine deveria dar uma de E. L. James, mas tipo, eles tem 17 anos, supostamente namoram... Um relacionamento baseado unicamente em ficar de mãos dadas enquanto trocam juras de amor eterno na frente da lua? Faça-me o favor. Desculpa, mas a justificativa não me convenceu. Passou bem longe.

Então tá, justificativas... Desde as primeiras páginas, Josephine foi acumulando perguntas, já que tendo somente base pelas aventuras olimpianas de Rick Riordan, você pode ficar bem perdida na mitologia de Predestinados. Ela vai soltando as respostas aos poucos, deixando muitos pontos em abertos e falhas bem claras de lógica. Teve alguns momentos que senti como se a autora quisesse bombar, surpreender e agonizar. Como depois de muitas aventuras com Cassandra Clare eu já fiquei bem preparada, até mesmo acostumada, toda vez que Josephine começava com "dorme com essa agora, leitor", eu estava mais para "já dormi, querida!". 

O livro tem seus pontos positivos, calma. O central da história é mesmo o romance, mas as cenas de ação que tem são bem interessantes. A família de Lucas proporciona boas cenas, assim como a melhor amiga de Helen, Claire, com suas ótimas tiradas. A autora escreve de um jeito fluido, prende o leitor mesmo que a história não seja tão boa e a protagonista seja um saco. 

Alguns acertos, muitos erros. Predestinados tem uma capa linda, e sua sinopse engana bem. Muita gente amou, infelizmente não foi meu caso. Ter expectativas altas e logo de cara me deparar com alguém tão extremamente sem graça como Helen não deu muito certo. Se eu continuar a série, será mais por causa dos personagens secundários, esses sim, inteligentes e bem desenvolvidos. Se você gostar, leia, mas não vá com muita sede ao copo.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

7 comentários:

  1. Estou locuo para ler Predestinados! Gostei bastante da história, da sinopse, da capa (toda metálica) de tudo! Quero muito lê-lo!

    Beijos
    Lucas

    ResponderExcluir
  2. rimeira resenha que li do livro e o que me chamou a atenção é por misturar mitologia na história, gosto muito disso também. Estou fugindo de livros de adolescentes, tenho muitos aqui em casa que ainda nem iniciei a leitura, mas gostei da resenha e quem sabe, depois que a série estiver mais avançada não embarco nessa também.
    bjim

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro e ainda tem mitologia junto ai que eu quero mesmo mana ! Doida por esse livro mas por enquanto ta caro ! ^^

    ResponderExcluir
  4. Tô louca por esse livro! Adorei, a menina atacando o garoto sem saber o motivo, quero saber mais da história de Helen e Lucas... Não conheço quase nada de mitologia, mas quero muito saber mais. Mas acho que agora vou tentar ler sem esperar muito.

    ResponderExcluir
  5. Primeira resenha que leio desse livro. Quando ele foi lançado eu não fiquei muito interessada, e os pontos que você levantou me deram certeza de que esse livro não é muito meu estilo, confirmou até algumas coisas que eu já imaginava (justificativas). Ótima resenha, gosto muito do modo como relaciona vários livros entre si.

    ResponderExcluir
  6. Poxa agora fiquei confusa,uns adoraram o livro..
    Mas sua resenha é contraria, não sei se vou me arriscar ler um livro com tema nunca lido antes, acho que vou esperar mais um pouco para começar a leitura !!!

    ResponderExcluir
  7. Estou looouca pra ler esse livro. A capa é linda e adoro mitologia *-* já li resenhas de pessoas que também não gostaram muito dele, mas há aqueles que gostaram, então aí mesmo que quero ler pra ter minha opinião (:

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!