20 de ago de 2012

Irina por Sarra Manning

Irina - Fashionistas #3
A coleção Fashionistas é uma cativante história sobre quatro garotas que buscam fama e glamour no difícil mundo da moda. Todas elas têm passados e culturas bem diferentes, mas desejam o mesmo futuro: charme e beleza. A série desvenda todos os segredos do mundo da moda sem esconder o seu lado mais obscuro.

Autora: Sarra Manning
Editora: Prumo
ISBN: 9788579271618
Páginas: 280
Nota: 
Livros anteriores: Laura, Hadley

Existe uma categoria literária ainda não registrada oficialmente, mas muito importantes e que vão me deixar rica depois que eu registre no cartório: livros fuga. Sabe quando você pega um livro real, sem sobrenatural, e vai para tão longe que é como se tivesse ido parar direto na Escócia? É sempre assim com a série Fashionistas, de Sarra Manning. É impossível não amar.

O terceiro livro da série é protagonizado por Irina, a russa revoltada que sempre foi muito alheia às colegas de apartamento, consequentemente, foi personagem terciaria nos outros livros. Foi só agora que pude descobrir mais sobre ela, seu passado pobre e marginalizado na Russia, sua carreira nem tão perfeita como Laura fazia parecer, e seu coração de gelo. 

A coisa que mais amo em Sarra é sua estranha capacidade de nos fazer gostar das pessoas pelo seu pior. Como assim? Explico: Acima de tudo, as protagonistas são muito humanas, cheias de erros e inseguranças. Como na vida real, é essa parte "defeituosa" que acaba prevalecendo. A autora não mascara isso com qualidades, protagonistas perfeitas saindo direto da fábrica de chocolate (não consegui pensar em nada melhor que chocolate, releve). Sim, as personagens tem seu lado bom - mas também tem o ruim, e precisam conviver com os dois. Toda a pressão da carreira as fazem pender para o pior. Mesmo assim, você gosta dela, você torce por ela. 

Irina é uma grande sem coração. Ela teve uma infância difícil, está acostumada com grosserias, estupidez, cresceu tendo isso como base. Não deu outra. Bem lá no fundo (beeeem lá), ela tem um lado bom, mas aprendeu que fragilidade não cola e a cara de durona rende mais. Esse também é um livro sobre amadurecimento. Er, quer dizer, mais ou menos.

O romance entre Irina e Javier, o fotografo brasileiro, é a melhor parte. Se está pensando que é clichê, já pode parar por aí. Eles são opostos. Ele é extremamente fofo, querido, blablabla, e Irina tem aquela estranha capacidade de estragar tudo, baseada em suas experiencias fracassadas na Russia. Você torce por eles, ela vai lá e faz burrada, ninguém para para se explicar, você fica agoniada, acha que tudo deu errado e, de repente, OWN. Depois de novo.

Antes do livro, eu não gostava da protagonista - a achava chata e antissocial. Ainda a acho chata e antissocial, mas gosto dela. Esse peculiar poder de Sarra, junto com sua escrita fluida, e tiradas divertidas, resulta em mais um livro excelente, que faz as horas passarem num piscar de olhos enquanto você vai de Londres para o Japão, segue para Nova York e volta para Inglaterra. Recomodadíssimo!
Bjs,
Para vc que ama, Girlie Poderosa 

6 comentários:

  1. Adorei a resenha, apesar de não me interessar tanto pela resenha! Acho que não é muito meu estilo!

    Beijos
    Lucas
    http://ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hehe, a resenha tá ótima como sempre, mas essa série aiinda não me fez perder a cabeças loucamente por ela. =)

    ResponderExcluir
  3. Otima resenha !!!!
    Mas ainda não sinto vontade de ler essa serie....

    ResponderExcluir
  4. Estou louca pra ler esse livro, toda vez ouço e leio coisas muito agradáveis a respeito dele! E sobre a autora, não preciso nem falar que ela é demais né?
    gostei mt da resenha.
    bjim

    ResponderExcluir
  5. Mana otima resenha e o livro parecer realmente de mais ! Mas por enquanto sem dinheiro pra comprar esse livro ma ja ta na lista de desejos !

    ResponderExcluir
  6. Suas resenhas para os livros dessa série são tão empolgadas que marquei os volumes como desejados no skoob. Irina é o que sai mais barato para compra no extra, mas os outros estão um pouquinho caros, e como tenho muitos livros pra ler, vou esperar pra comprar. Adorei a resenha e fiquei bem curiosa pra conhecer mais sobre como seria o relacionamento da Irina com o Javier.

    PS: Feliz Aniversário :)

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!