23 de jul de 2012

Uma americana em Paris por Gabriela Freitas

Uma americana em Paris
No aniversário de dezoito anos de Jenna, seu pai lhe entrega uma carta de sua mãe, que os havia abandonado muitos anos antes. Ali, está um convite para Jenna ir até Paris, conhecê-la. Depois de muito pensar, Jenna decide ir. E, lá, ela conhece o amor... e o perigo.

Autora: Gabriela Freitas
Editora: Desfecho Romances
ISBN: 9788579617027
Páginas: 128
Nota: 

Desde que virei uma leitora compulsiva assídua, aprendi muito mais de geografia. Foi mais fácil conhecer os países quando eu já tinha tido mil e uma aventuras naquele cenário, conhecia cada canto de sua capital, sabia qual era seu idioma e moeda oficial, e dependendo, a sua história de origem. Por isso que gosto de livros internacionais: conheço o mundo, estando em Marte. Entretanto, existem os livros nacionais que te fazem sair do Brasil. Uma americana em Paris, da paulista Gabriela Freitas, une Nova York à capital francesa. Quer dois cenários mais interessantes?

Jenna vive com o pai em Nova York e gosta da vida que leva. Mesmo assim, ao completar 18 anos e receber uma carta da mãe, que a abandonou ainda pequena, convidando para encontrá-la em Paris, se sente tentada a aceitar o inesperado convite. Depois de muito pensar, Jenna parte para a Cidade Luz, sem saber o que esperar. Nem em seus sonhos mais estranhos ela imaginava o que iria encontrar do outro lado do mundo.

A característica mais marcante do livro é, sem sobra de dúvidas, diversão. A história é muito espirituosa, cheia de sacadas inteligentes e engraçadas. Eu me identifiquei demais com o senso de humor de Jenna, e sem querer, enchi o livro de tags (Mentira! Quando eu vi que tava demais, segurei a mão). Adorei o jeito que Gabi escreve, a leitura flui e vai muito rápido. Só mais uma coisa: Travessões como marca de diálogo estão entrando em extinção?? :'(

Adoro a facilidade que as pessoas vão para Paris. "Oh, hoje acordei com vontade de conhecer a Torre Eiffel, vou ali na esquina comprar uma passagem.". Certo, Jenna pensou um pouco na ideia, mas torrar sua economias pra comprar uma passagem, tendo apenas uma carta escrita há dezoito anos, e fugir no meio da noite pela escada de incêndio? Oi? Desde Jane by Design isso parece tão normal... Peraí que vou terminar esse post em Paris, licença.

Tirando esse pequeno detalhe de Jenna, que desafia sua capacidade mental, gostei dela. Me convenceu como protagonista, e não tem como negar que ela é corajosa. Os outros personagens também são interessantes e bem formados. Os irmãos James, que ela conhece em Paris, são hilários. Liam, o garoto fofo, é realmente um garoto fofo. 

Adorei demais, e só não dei cinco estrelas pelo meu problema com livros com menos de 200 páginas (curtos demais para rolar uma química maior). A narrativa é ótima, a protagonista divertida e espirituosa, o romance bem equilibrado com doses de aventura e mistério. Apenas pequeno demais. Recomendo!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

12 comentários:

  1. Hum, essa história eu gostei, apesar de ser um livro tão curtinho. Os ultimos que li foram em Londres, e acabei de fazer um tour pela India, França e EUA com Cruzando o caminho do sol. epois de alguns livros a gente fica bem mais familiarizada mesmo neh?! Rs

    ResponderExcluir
  2. Essa história é bem interessante, me chamou a atenção, pois escreveu que há um toque de diversão no livro. Também achei curto.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da história. Parece ser bem legal mesmo e me interessou.

    ResponderExcluir
  4. Já ameiiii.....vou comprar,pq eu achei na livraria daqui!!!!eu já tinha escutado flar desse livro....ameiii tua dica :)
    Bjussssssssss
    Passa la depois!!!

    http://nathysays.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que história legal!Também acordo com vontade de ir a Paris, só o $$$ que falta =/
    BJs

    ResponderExcluir
  6. Adorei a história ! Super legal , acho que vou comprar esse livro pra fazer parte da minha estante ! ^^

    ResponderExcluir
  7. adorei sua resenha! vou ver se acho para vender *-*

    ResponderExcluir
  8. Adorei a Resenha e gostei mt da estoria.
    Nunca tinha ouvido falar desse livro nem da escritora, mas achei bem inetressante a estoria, que é divertida e nao chega a ser cansativa pelo que percebi.
    A capa tbm é mt fofa!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha e gostei da história. Nunca tinha visto o livro, mas me interessou bastante!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Gosto das resenhas q vc faz pq vc descobre livros q nunca ouvi falar... ou será q o problema é comigo???
    Realmente, ler nos ajudar a entender de geografia, viajar pelo mundo sem sair do lugar...

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha ouvido falar desse livro, então aproveitei pra marcar ele no skoob. Também não gosto de livros muito curtos.

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro, a autora e nem a editora XD
    Eu também tenho um pequeno preconceito com livros muitos pequenos, acho que não dá pra desenvolver uma historia direito com essa quantidade de paginas...
    Mas parece bem legal, vou pesquisar mais a respeito dele e lê mais a respeito.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!