24 de jul de 2012

Laura por Sarra Manning

Laura - Fashionistas #1
Laura é uma linda inglesa, vencedora do reality show "Quero ser Modelo 2011" e viu seu sonho começar a se tornar realidade ao ganhar como prêmio um contrato com a renomada agência Firce. Como muitas jovens, o seu maior desejo é se tornar uma top model, assinar contratos milionários e ser convidada para as festas mais badalas. Mas o caminho ao topo é sinuoso e complicado, será exigido muito mais do que ela pode imaginar. Mudar-se para Londres, longe do seu namorado e de sua família, ter de dividir um minúsculo apartamento com três outras garotas tão lindas e ambiciosas quanto ela e aturar pedidos insistentes de sua agência para perder peso a todo custo, são apenas os primeiros passos na vida difícil na carreira de modelo.

Autora: Sarra Manning
Editora: Prumo
ISBN: 9788579271328
Páginas: 278
Nota:

Amo moda, amo literatura, mas não sou muito de misturar essas duas coisas. Prefiro não ler sobre moda e não usar clutch livro, simplesmente deixar cada hobby lindo e sozinho. Quando me ofereceram a série Fashionistas, de Sarra Manning, eu aceitei - afinal, são romances, certo? Desfiles, coleções e muitas roupas são apenas um cenário de fundo. Um ótimo cenário de fundo.

Laura, de 17 anos, venceu o reality show "Quero ser modelo" e está com a vida ganha. Pelo menos, isso é o que ela pensa quando se muda para Londres para dividir apartamento com outras três modelos da agência. Participar de um programa de TV não a qualifica como Top Model e ainda tem um longo caminho pela frente: muitos testes, muitos nãos, muitos quilos a perder.

A primeira vista, é apenas mais um livro que fala sobre a dificuldade da vida de modelo. Só que não é bem assim. Em Fashionistas existe um quê a mais que cativa e conquista o leitor. A história é bem formada, os clichês, se existem, são bem mascarados. Ainda não encontrei o gênero que melhor o descreve... É um romance em que romance não seja relevante, um chick lit mais profundo, não sei. Digamos apenas que Laura é um excelente YA que conta sobre uma garota com problemas que não envolvem cheerleaders, high school e insegurança de meia-idade.

Quero ser Modelo é a versão literária de America's Next Top Model (só que na Inglaterra, claro). Laura tem o ego extremamente inflado por ter vencido a competição, é egoísta, egocêntrica e outros vários ego's. Além disso, a protagonista chora (e chora, e chora, e chora). Tudo é motivo para cair em lágrimas. A vida tá complicada? Vou chorar. Não consegui aquele teste? Vou chorar. Um copo quebrou? Vou chorar. Mesmo ela sendo chata boa parte do livro, eu gostei dela, torci por ela. Laura amadurece, se mete enrascadas, acaba sendo forçada a crescer.

Agradeço por Sarra escrever em terceira pessoa. Ela escreve muito bem, mas se fossemos conhecer a história pelos olhos lacrimejantes de Laura, não seria tão bom assim. Sua narrativa é fluida, gostosa e passa muito rápido. A autora consegue equilibrar todos os elementos importantes para o livro e não deixa a desejar em nenhuma parte. Tudo é bem formado, tudo é bem estruturado. Não existem brechas.

A série Fashionistas é composta por companion books, e a história de Laura terminou aqui. Eu amei! É um livro que foge da overdose de sobrenaturais e romances clichês, tem um pano de fundo maravilhoso, e uma protagonista que mesmo chata, é legal (vai entender...). Recomendo!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

10 comentários:

  1. Moda e literatura juntas! Acho que pode dar certo, pra você deu neh?! Acho que ainda não tinha visto um livro assim, e ja que você deu 5 estrelaas, vale a pena conferir.^^

    ResponderExcluir
  2. Parace ser legal o livro mas não me chamou muita atenção apesar da exelente resenha ! ^^ Mas como sou teimosa e o livro levou nota maxima acho que posso da uma chance !

    ResponderExcluir
  3. Nao sabia que era uma série!Achei interessante,mas não é o meu tipo de leitura preferida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Gosto e desgosto. O tema em livros fica..superficial. Eu acho que tem uns livros que quando mistura moda fica bobo. Outros ficam bem legais. Esse não sei, mas é interessante.

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha visto esse livro. Não sou muito ligada em moda, mas sua resenha me conquistou para le-lo, sem contar que prefiro livros em terceira pessoa. Vou marcar no skoob.

    ResponderExcluir
  6. Não tinha ouvido falar ainda sobre esse livro, mas não me interessou muito!!!

    ResponderExcluir
  7. Amei a sua resenha.. Sempre quis ler essa livro, pois, ouvi só criticas positivas dele...
    Normalmente esses livros noa fazem mt meu estilo mas esse pareceu bem legal e me deixou curiosa.
    bjim

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro e não me interessei muito pelo tema, mas acredito q vai fazer muitos fãs entre as adolescentes.

    ResponderExcluir
  9. Parece realmente ser um livro muito bom, mas não me interesso por moda, sei lá, acho chato sabe? Como a protagonista do livro é chata e ainda assim o livro é bom? #confusa
    Não é algo que eu leria, mas parece bom pra quem gosta da coisa, sua cara :D

    ResponderExcluir
  10. Mesmo esse livro sendo legal eu não fiquei com vontade de ler, ainda mais com uma mocinha chata assim!

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!