21 de jun de 2012

Anjo Mecânico por Cassandra Clare

Anjo Mecânico - As Peças Infernais #1
Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Claire. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo. 

Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501092687
Páginas: 390
Nota: 

É extremamente difícil falar sobre algo que você gosta demais. É extremamente difícil julgar uma obra da sua escritora favorita. É extremamente difícil ler um prequel de Os Instrumentos Mortais (a melhor série da história da literatura), estar perdida entre Caçadores de Sombra e não poder contar com a presença de Jace. Entenda o meu lado, a dificuldade de escrever essa resenha: eu sou suspeita para falar de Cassandra Clare. Tá, não é pra menos: seus livros são melhores do que Suzanne Collins e Colleen Houck foram em seus melhores momentos. #tietagem

Tessa Gray foi criada pela tia após a morte dos pais, e quando ficou realmente órfã, abandonou Nova York para ir morar em Londres, com o irmão mais velho. Porém ao chegar lá é capturada pelas Irmãs Sombrias, duas feiticeiras que apresentam um novo mundo para ela: o Mundo das Sombras, com filhos de Lilith, da Lua, da Noite... Tessa é uma joia rara no Submundo, e todos querem por a mão no seu talento. 

Eu não sabia o que esperar de Anjo Mecânico. Quer dizer... Na verdade, eu esperava a perfeição - e me obrigava a não gostar, pois em algum lugar da minha mente confusa, algo me dizia que amar Peças Infernais seria uma completa traição à Clary e Jace. Fiquei feliz em perceber que não é bem assim: por melhor que Peças Infernais seja, Os Instrumentos Mortais ainda é muito, muito melhor - e a vida continua tendo sentido. 

Os personagens são extremamente bem formados. Tessa é inteligente, corajosa, leitora assídua e é uma das poucas personagens na literatura que eu realmente me identifiquei nessa parte de dependência por mais e mais livros. Jem é bonzinho, bonitinho, fofinho, amiguinho, fabricadinho. Will é petulante, sarcástico, sedutor e mal-educado. Que fique bem claro: ele não é o Jace. Por mais arrogante que o meu lindo caçador de sombras do século XXI seja, não é algo que dê para comparar. Assim como não rola ver Tessa em Clary.

O triângulo amoroso foi algo que eu esperei muito do livro, e foi algo que não tive um grande retorno. A autora conseguiu deixar clara a sua própria preferência, assim como Tessa. Lembre-se: é um livro da era Vitoriana, séculos atrás, as pessoas eram mais recatadas (com a exceção de Will). Cá entre nós, não formei team nenhum, não cai de amores por nenhum, gostei deles - mas não a ponto de torcer loucamente pela felicidade alheia.

Cassandra Clare tem aquele estilo único de escrever. A narrativa em terceira pessoa abre um leque de opções, de campos de visões, sem se deixar arrastar e nem ser rápida demais. Livros como esse são ágeis, cheios de fatos simultâneos, e nada pode escapar do leitor. Tiradas inteligentes, irônicas e engraçadas que só mesmo Cassandra consegue inserir num livro de ação como Anjo Mecânico. Aliás, é engraçado ler e se obrigar a manter sempre um pé atrás: você nunca sabe o que pode acontecer, nunca sabe em quem confiar. Com Cassandra Clare, você não tem nenhuma garantia de estabilidade.

Amei. Não entrou para meu TOP 5 de séries favoritas ~por enquanto~, mas consolidou ainda mais o lugar de Cassandra na minha estante. O gancho para o próximo livro é curioso, mas não acabou comigo como Cidade dos Ossos. Anjo Mecânico é bem escrito, com ótimos personagens e um bom equilíbrio. Eu recomendo demais!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

14 comentários:

  1. Eu amei esse livro ! Eu ganhei o livro no evento de lançamento ! Fiquei muito feliz por ter ganhado ! Eu adoro essa escritora não vejo a hora da continuaão de Anjo mecanico e por falar nisso eu ja procurei tanto na internet e so achei em espanhol ! ¬¬ Otima resenha ! ^^

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Joana! Já li Anjo Mecânico e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser realmente bom.
    E a sua empougação em descrever a história me deixou com uma super vontade de lê-lo.
    Já tinha ouvi fala é muito desse livro, mais ainda não tinha lido nenhuma resenha dele, a sua foi a primeira e simplismente adorei.
    Já vou adiciona-ló a minha lista.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  4. De fato Cassadra Clare é otima!Adorei Cidade dos Ossos,mas discordo com voce em relaçao ao Jace(nada supera o Patch #suspiros).Ainda quero terminar a série Instrumentos Mortais para ler Anjo Macanico,mas pela sua resenha creio que nao irei me decepcionar.
    Bjus
    Fabianne

    ResponderExcluir
  5. li um livro dela (não me lembro o nome agora) e não gostei muito não =/
    e tbm não me interessei muito por este

    ResponderExcluir
  6. EU QUERO LER ESSA NOVA SÉRIE!!! Ainda nem li aquela outra, Instrumentos mortais, apesar de ter os livro =/
    Agora veio esse e eu já quero. Nossa, já vi muita coisa legal dessa autora e espero que esses livros dela sejam bons, porque pelas sinopses eu me apaixonei *-*

    ResponderExcluir
  7. Tenho os três primeiros volumes da série instrumentos mortais, mas preciso criar vergonha na cara e ler já que todo mundo fala tão bem. Você então faz o maior cartaz da Cassandra Clare no início da resenha :)então preciso ler pra ontem. Gostei de saber que a narração é em terceira pessoa já que estou cansada de ler livros narrados por meninas "loucas".

    ResponderExcluir
  8. Adoro Cassandra Clare... Não li ainda Anjo Mecânico, mas mal posso esperar... Adorei Instrumentos Mortais! Já entrou para minhas séries favoritas!!! Aproveito para deixar uma dica de uma série que gosto bastante: Beautiful Creatures, que é muito bom!!! Vale a pena!!!

    Beijos =D

    ResponderExcluir
  9. Hahha
    já vi que vc é super fã da Cassandra! Bem, eu irei ler esse prequel realmente antes de Os Instrumentos, então nem vou sentir falta de alguém! rs
    Mas achei uma graça sua resenha, com medo de trair IM! rs Bem, acho que vou amar esse pra depois amar (ou não) IM! rs
    (sério fico com medo com toda essa maravilha que falam de IM)

    bjss
    Evellyn!

    ResponderExcluir
  10. Eu recebi da Galera esse livro, porém como ainda não li Cidade de Vidro ele encontra meio parado. Agora nas férias pretendo por tudo em ordem ler e resenhar ele. A pela sua resenha os novos personangens são mais centrados, apesar de não passar toda a emoção da saga intrumentos....

    gostei de suas palavras...

    bjos

    Philip
    Entrando Numa Fria

    ResponderExcluir
  11. Ainda estou lendo Cidade de Ossos, e estou ansiosíssima para chegar n'As Peças Infernais, que parece ser mais o meu estilo, apesar de estar adorando Jace e Clary, tudo fica melhor na Londres vitoriana, rs.

    http://smell-likeoldbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Ainda não me animei a ler essa serie, mas parece mesmo boa.

    ResponderExcluir
  13. Já vi várias resenhas positivas sobre esta série mais ainda não li!

    ResponderExcluir
  14. Amei ! eu amo a primeira série, e essa,antes mesmo de ler, eu ja to amando *-* quero demais ler esse livro, ja que to encantada com os livros da Cassandra ! Ótima resenha !

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!