29 de abr de 2012

O Herói Perdido por Rick Riordan

O Herói Perdido - Os Heróis do Olimpo #1

Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia. Uma mensagem que pode se referir a qualquer um deles: "Sete meios-sangues responderão ao chamado. Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado. Um juramento a manter com um alento final, E inimigos com armas às Portas da Morte afinal." Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes — semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.

Autor: Rick Riordan
Editora: Intrinseca
ISBN: 9788580570083
Páginas: 440
Nota: 

Companion books são, por motivos óbvios, complicados. Se já é difícil lidar com comparações de livros em um mesmo gênero, de um mesmo autor, como então não criar expectativas e ligações com séries que derivam uma da outra? Depois de finalizar a série Percy Jackson e os Olimpianos, Rick Riordan quis continuar com as aventuras dos semi deuses no Acampamento Meio Sangue... É impossível desligar personagens e aventuras. É impossível desligar lembranças e comparações. É impossível desligar as expectativas.

Nesse livro, somos apresentados à Jason, Piper e Leo, três semi deuses que vão parar no acampamento meio sangue. Cada um tem seu passado algumas histórias incomuns, mas ligar isso à existência dos deuses gregos romanos? Er, acho que não. Piper é filha de um ator famoso que foi sequestrado por uma criatura que ela nem sonhava que existia. Leo cresceu assombrado pela babá com tendências sobrenaturais. E Jason... Bem, Jason não sabe quem é, o que viveu e nem por que acordou num ônibus ao lado de Piper e Leo, a suposta namorada e o suposto melhor amigo. Uma nova Profecia, uma nova missão, um novo trio. Semi deus não tem paz nunca? Nope.

O Herói Perdido é narrado em terceira pessoa, o que não ajudou muito. Parece interessante que uma série com tanta ação e fatos simultâneos seja pelos olhos imparciais de três protagonistas - só que não. Era tão divertido estar imersa nos pensamentos de Percy, e agora você não entra na cabeça de ninguém. A história fica mais arrastada, pois a cada troca de narrador, tem uma pequena introdução desnecessária aos fatos anteriores. Certo, em alguns momentos vivenciar o que Leo, Piper e Jason fazem simultaneamente é bastante útil - mas em boa parte, só é confuso.

Os protagonistas já tem 16 anos, o que dá uma boa diferença no Percy, Annabeth e Grover de apenas 12 no primeiro livro. É aí que já começam as comparações entre os trios de heróis. Então, se é para fazer isso direito: adeus Jason, adeus Piper, olá Percy, olá Annabeth. Como senti falta dos dois em O Herói Perdido (mesmo que Annabeth tenha algumas passagens, não satisfaz os leitores da série)! Jason é chato. Corajoso, porém chato. Sua falta de memória dá motivo para aquela confusão básica na cabeça do leitor, e as vezes irrita. Piper é interessante, esperta e determinada, mas nada como a filha de Atena - além disso, é apaixonada por Jason, o que não é um fator muito legal num livro de aventura como tal. Já Leo é muito amor, inteligente, divertido, espirituoso, e realmente levou o livro nas costas. Se adorei o livro, grande parte disso é por causa dele.

Mesmo que tenha o mesmo formato, Rick Riordan deu uma inovada na mitologia, mas sem mexer no principal. As mudanças que aconteceram no final de O Último Olimpiano estão apenas começando, já que esse livro se passa somente um ano depois. O autor introduziu um pouco de nomes romanos, e foi necessário um tempo a mais para se acostumar as ligações de deuses. Pelo lado bom, agora eu sei ligar mitologia grega à romana! \õ/

O Herói Perdido é muito bom, mas não chega perto de qualquer outro livro da primeira série. A abertura para a continuação é ótima, fiquei muito curiosa para O filho de Netuno, que sai agora no inicio de maio. Esse livro serviu para me convencer que não quero J.K.Rowling de volta á Hogwarts ou Suzanne Collins em Panem de novo - se acabou, ok. Mas já que voltou, Rick, se supere ainda mais. Para os fãs do gênero, recomendo!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

6 comentários:

  1. Ah, ainda não terminei de ler a serie do Percy Jackson, mas quero muito. Mas ja tinha ouvido falar dessa nova serie do Riordan, e confesso não estar muito animada pra ler, ainda. Mas quem sabe depois de terminar as que estou lendo. No momento, estou ainda em Panem... Terminei de ler Jogos VOrazes, tô louca querendo Em Chamas...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei O Herói Perdido, apesar de preferir Percy Jackson.
    As trocas de personagem é confuso no começo, mas depois que você pega o ritmo o livro vai ficando legal.
    Eu preferido também é o Leo. Cara, eu ri demais com ele.

    Adorei a resenha e concordo com quase tudo que você disse.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro e achei muito bom. E olha que eu nem li Percy Jackson ainda. Acho que vou achar melhor ainda.
    Tambem acho que ficou meio confuso e repetitivo ver a mesma situcao por tres pontos de vista.

    bjs.

    http://booksndmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. é... Estou qse, QSE concordando com vc de que não gostaria de uma continuação p HP (Mas seria tão bom se tivesse, aiai...)
    Eu li o Herói Perdido e achei relamente que não chegou aos pés da primeira série.
    No entanto como fãns que somos desse universo lemos e nos deliciamos mesmo assim.
    E tem Percy no segundo livro!!!!!!!! *.*

    Bjuss

    Nâna

    ResponderExcluir
  5. Oie... Li O herói perdido e adorei! já li os outros de Rick Riordan (Percy Jackson e os Kane). Estou ansiando pelo segundo volume: O filho de Netuno!!!
    Beijos!
    http://ondeviveafantasia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tava super na dúvida se comprava ou não, cheguei a gerar o boleto mas não paguei. Sabe como é expectativas altas demais e depois de passar o dia inteiro pensando nisso vi que não quero tanto assim esse livro. Ótima resenha :)

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!