24 de abr de 2012

A estreia de Fani por Paula Pimenta

A estreia de Fani - Fazendo meu filme #1


Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. 
“Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. 

Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutemberg
ISBN: 9788589239844
Páginas: 331
Nota: 

Mais um nome para cortar da minha lista de PCPACA (preciso-conhecer-para-acabar-com-alienação): Paula Pimenta. Sempre ouvi milhares de elogios para a autora mineira, considerada a melhor autora nacional de YA books. E então eu tive a oportunidade de ler, de conhecer, de descobrir Fazendo meu filme. Pois é, continuo considerando Como (quase) namorei Robert Pattinson e Estrela Píer os melhores livros nacionais que já li, mas A estreia de Fani ainda assim é muito bom. 

Fani tem dezesseis anos, ama cinema e sofre de paixão não correspondida pelo gatíssimo professor de biologia. Nesse meio tempo, surge a oportunidade de Fani fazer um intercambio, terminar o ensino médio em outro país. Isso seria maravilhoso, se não significasse abandonar Gabi e Leo, seus melhores amigos, toda a vida segura que conhece.

Ler A estreia de Fani foi como voltar no tempo, quando eu me deliciava com a série Poderosa de Sérgio Klein. A narrativa dos autores é bem parecida, as protagonistas tem características semelhantes, os personagens tem aquele mesmo carisma, além de, claro, o cenário brasileiro que a gente tá acostumada a viver, não a ler.

Fani pode se passar por ingenua em alguns momentos, meio bobinha e deslumbrada, entretanto consegue ser bastante esperta e decidida quando quer. Pelo título, eu sempre achei que ela fosse gravar um filme - não sei como, nem por quê - mas sempre achei que fosse isso. Depois de terminar o livro que me toquei que é o filme da vida dela, a vida é um filme (conclusão brilhante, Joana, como chegou nela?!). Sua paixão por cinema é, ao mesmo tempo, igual e diferente a de Anna, de Anna e o Beijo Francês, e de tempos em tempos, eu ligava uma a outra.

O livro é bem fofinho, mas só fui realmente ficar apaixonada pela história lá nas últimas páginas - nas primeiras 275 páginas, mais ou menos, foi simplesmente um bom livro. Adorei, uma pegada de Meg Cabot, de Sergio Klein e toque de originalidade: A estreia de Fani é uma ótima opção pra quem tá afim de um romance brasileiro. Recomendo - porém esperava mais!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

4 comentários:

  1. Já ouvi falar muito e muito bem desse livro.
    Mas não sei por que eu ainda não consigo sentir vontade de lê-lo.
    Mas por ser nacional, eu quero dar uma chance a ele.
    Adorei a resenha!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Tenho curiosidade de ler um livro nacional. Na verdade, eu já li, Augusto Cury, mas é mais auto-ajuda que tudo, e na fase em que eu estava eu gostei de ter lido. Sobre a Paula Pimenta, já ouvi falar muito, acho que agora tem o 4 vol da série, se não me engano. Então devem ser bons livros. O problrma é que os livros nacionais são mais caros neh?! Ai, desanima.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Girlie! Estou ansiosa para ler a série Fazendo Meu Filme! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Poxaa... Ela não grava um filme???

    Huahuahuahau

    Assim como vc tb achei que era sobre isso o livro :P

    É YA? Outra coisa que eu tb não sabia, achava que era infanto juvenil.
    Nunca li nada da Paula mas ouvi comentários positivos.
    Talvez esteja na hora de buscar algo da autora para ler e essa série pode ser um bom início.

    Bjus

    Nâna

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!