13 de mar de 2012

Rosa & Túmulo por Diana Peterfreund

Rosa & Túmulo - Sociedade Secreta #1

Amy Haskel é subeditora do jornal da faculdade e acredita que logo será convocada para a sociedade secreta Pena & Tinta. Mas tudo muda quando ela se torna uma das primeiras garotas convidadas a integrar a Rosa & Túmulo, a sociedade secreta mais poderosa - e infame - do país. Amy vê sua vida virar do avesso depois que se transforma em uma Coveira (como são chamados os integrantes da Rosa & Túmulo) - não consegue estudar, se afasta dos amigos e está prestes a perder seu quase-namorado. E é só o começo. Em nome da sociedade, Amy deverá assumir a liderança de uma grande conspiração que envolve dinheiro e poder, e que tem (grandes) chances de destruir sua vida.

Autora: Diana Peterfreund
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501078988
Páginas: 400
Nota: 

Sabe quando você lê um livro e não sente nada - empatia pela protagonista, se identifica com as situações e coisas assim? Foi isso que eu senti (ou não senti, no caso) ao ler Rosa & Túmulo pela primeira vez, uns quatro anos atrás. Eu gostei, mas não entendi o porque do livro ser tão elogiado. Depois de ter me surpreendido com Lauren Weisberger - que eu tinha tentado ler há muito tempo atrás e não tinha gostado -, resolvi dar uma segunda chance à Sociedade Secreta. Eu já disse que reler pode ser muito divertido e surpreendente?!

Amy Haskel quer ser escritora - famosa, de preferencia. Quando está no terceiro ano de faculdade, ela espera ser chamada para a Sociedade Secreta (nem tão secreta assim) Pena & Tinta, que é destinada para os alunos que querem seguir carreira literária. Mas tudo parece mudar quando ela recebe o convite para integrar a Rosa & Túmulo, uma conceituada sociedade que, segundo a lenda, só aceita homens. Porém, entrar para uma das sociedades mais poderosas do mundo pode não ser tão fácil quanto escrever um livro...

Eu pouco me lembrava da primeira vez que li o livro, mas ainda tinha algumas passagens na memória. Mesmo assim, foi surpreendente e curioso entrar para Rosa & Tumulo com a Amy, passar pelo ritual iniciação, se perguntar o porque de ter sido chamada e todas as outras novidades que entram no mundo da protagonista. Eu tinha certeza do desfecho - mas só acompanhar o decorrer do livro já foi ótimo. 

A protagonista é ótima, uma das melhores que já conheci. Amy é esperta, inteligente - tanto que entrou numa universidade da Ivy League -, decidida e ativa. Mesmo que a Rosa & Túmulo, com todos os boatos assustadores que circulam a seu respeito, se mostrasse desafiante e nem um pouco acolhedora, Amy estava lá, poderosa e fazendo o impossível para se tornar uma Coveira. Arrasa, garota!

Por mais que a narrativa de Diana seja bem simples, não é comum - seguido me deparava com palavras novas, de vestibular, como diz Amy. O jeito que a autora escreve é muito gostoso de ler, bem fluido e rápido - os capítulos são compridos e muito envolventes, você entra na história e não consegue mais sair.

Bons personagens, boa história: Rosa & Túmulo é um dos melhores livros que li em 2011 (resenha atrasada? quase não). Diana me conquistou com sua narrativa e Amy com sua perspicácia. Não vejo a hora de poder ler o segundo, só que com o preço... Alguém quer me dar de presente? 
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

2 comentários:

  1. Quando vi esse livro pela primeira vez achei super super estranho o "rosa & túmulo" hehe
    A capa é bem bonitinha e tal, as cores, mas o titulo eu não conseguia entender de jeito nenhum. E até então não tinha lido nenhuma resenha sobre ele, explicando sobre o que se tratava. Até agora...
    Esse mundo que envolve faculdade/universidade, sociedade secreta, ritual de iniciação, é bem interessante. Já assisti a alguns filmes que tem um pouco disso, e gostei, achei bem legal. Acho que vou querer ler esse livro, apesar de nunca te-lo visto em uma promoção (geralmente compro na saraiva.com e no submarino.com...)vou dar uma olhadinha agora e ver como estão os preços. Se bem que você ja disse que não é muito baratinho neh?! Mesmo assim, vou marcar na minha estante do skoob, no dia que der eu compro! Não tenho pressa hehe Ainda tenho alguns livros pra ler, quem sabe até lá acontece um milagre e ele entra em promoção.
    Adorei a resenha; mais uma vez o "Podeosas&Girlies"1 dando ótimas dicas de leitura.

    Beijinhos
    karolyne_so

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu até achei o livro legal e tals mas o final não me animou muito para ler o próximo. O que eu mais gostei foi desse lance de Sociedade Secreta que controla o mundo porque na aula de inglês estávamos falando sobre os Iluminatis e era algo desse tipo e eu achei super interessante. E também tem a faculdade já que quase nunca vemos livros que se passam na faculdade torna tudo mais interessante. Mas no final das contas o livro não me cativou muito, li em 2010 já vi várias vezes o segundo pra vender mas não tenho vontade. Talvez tenha sido uma amiga da minha irmã que durante a leitura tinha me dito que não tinha gostado tanto do livro e você sabe como a opinião das outras pessoas acabam sem querer influenciando na nossa.

    E o caso é que eu nem posso dar uma segunda chance pro pobre porque eu vendi ele num bazar que eu fiz pra arrecadar dinheiro por show da Katy Perry que eu queria muito ir e fiquei disposta a vender quase todos os meus livros, a parte boa foi que nem compraram tantos livros e mesmo assim eu consegui ir pro show, mas mesmo assim compraram alguns e esse foi um desses.

    Adorei a resenha
    Beijos
    Thaila

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!