15 de mar de 2012

O verão e a cidade por Candace Bushnell

O verão e a cidade - Os diários de Carrie #2

Com spoiller do livro anterior!
Candace Bushnell, mostra o delicioso caso de amor entre Carrie e o verão na Big Apple. A jovem heroína acaba de entrar em um curso de redação e está começando a dar os primeiros passos na carreira de escritora. Ao seu redor, há uma infinidade de vizinhos malucos, de lojas e festas fantásticas, além de um certo cara maravilhoso que resolveu surgir em seu caminho. Mas deixar de ser uma garota do interior fica ainda mais complicado quando é preciso conciliar os problemas do passado e as promessas do futuro.

Autora: Candace Bushnell
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501087188
Páginas: 412
Nota: 
Livros anteriores: Os Diários de Carrie

As vezes eu fico admirada da minha paciência. Eu não sou conhecida por esperar algo na boa, não consigo ficar muito tempo parada nem nada do tipo. Mas parece que na literatura isso não acontece. Eu não me importo de ficar um ano curiosa com a continuação de uma série (na verdade me importo, mas mesmo assim espero). Eu li Os Diários de Carrie na época do lançamento, quase um ano e meio atrás. Um final instigante, uma boa história e Nova York: eu peguei esse livro já empolgada!

Carrie chegou em Nova York e já caiu na parte mais animada da cidade: as festas - e recheadas de nomes da arte que ela sempre sonhou em conhecer. Vivendo um mundo novo na cidade de seus sonhos, ela vai começar a ver como é viver sozinha - ainda por cima na maior metrópole do mundo. A pensão com uma locatária que a odeia, uma colega de quarto extremamente talentosa, colegas de curso arrogantes e o novo namorado quinze anos mais velho. Entretanto, Nova York não tem como ser assustadora. Não?

A fórmula do sucesso de Candace são os personagens bem formados, inteligentes e cativantes. Eu super me identifiquei com Carrie: sonhadora, excêntrica, quer ser escritora e se deslumbra com Nova York (oi? eu?). Tem ainda as novas amigas da protagonista: L'il, a colega de quarto, que escreve muitíssimo bem mas não se sobrepõe por isso - diferente de Capote, o arrogante e insuportável colega de curso. Tem ainda Samantha, que abriga Carrie em seu primeiro momento na Big Apple, e Miranda, sua nova amiga feminista. Cada personagem tem peculiaridades e ótima capacidade de manter um diálogo esperto. Ponto para Candace!

O modo que a autora conduziu a história foi bem surpreendente, e me peguei incrédula algumas duzias de vezes. Os clichês não parecem clichês, você tem certeza de uma coisa e acaba sendo outra que você nunca imaginou. É bem criativo, principalmente considerando que não é uma trama inovadora, nem um cenário de novidades. 

O Verão e a Cidade é muito, muito bom - mas eu tenho a sensação de que faltou algo. Você, leitor, sabe do que estou falando. É difícil colocar em palavras, mas existe aquele sentimento de que precisava de um quê a mais para ser perfeito. De qualquer modo, o livro é ainda melhor que o primeiro, e ótimo a seu modo. Eu super recomendo - e não vejo a hora de ler o terceiro!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

2 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Girlie! Estou ansiosa para ler Os Diários de Carrie e O Verão e a Cidade! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li "Os diarios de Carrie" nem "O verão e a cidade". Vou dar uma olhada pra saber um pouco mais sobro o primeiro livro, do que se trata, mas até então não me agrada tanto a ponto de correr para o site do submarino.com pra comprar. rs. Mas vou olhar com carinho, porque você disse que é bom. Qual é o titulo da terceiro volume? É uma trilogia ou serie? Aff, vou la no skoob olhar! hehe

    Beijinhos

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!