17 de mar de 2012

A Invenção de Hugo Cabret por Brian Selznick

A invenção de Hugo Cabret


Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo toma conta dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento da máquinas.
A sobrevivência de Hugo depende do anonimato:ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto.
Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e uma homem mecânico estão no centro desta
intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura.

Autor: Brian Selznick
Editora: SM
ISBN: 9788576752035
Páginas: 534
Nota: 

Eu não sou a maior fã dos filmes que ganham o Oscar, nunca consegui gostar desses dramas profundos... Eu olhei 15 minutos de O Discurso do Rei - filme ganhador de 2011 - e dormi. Também não tenho vontade de olhar The Artist, um filme preto e branco mudo - a tecnologia avançou por um motivo, bebê. Entretanto, fiquei curiosa com A invenção de Hugo Cabret, ganhador de cinco estatuetas. Mas antes de me arriscar no filme, por que não tentar o livro? Só posso dizer que eu não vejo a hora de sair em DVD.

Hugo tem 12 anos e vive sozinho numa estação de trem desde que o pai morreu e o tio desapareceu. Secretamente, ele conserta os relógios de lá, sobrevivendo com algumas comidas roubadas. As coisas começam a se complicar quando é pego roubando brinquedos em uma loja da estação, e ao revisar seus bolsos, o rabugento dono da loja confisca um misterioso caderninho que contem o centro da vida de Hugo - um homem mecânico que ele precisa arrumar.

A Invenção de Hugo Cabret é enorme, mas eu li em poucas horas. Tem o serviço de diagramação mais lindo que já vi, com margens pretas e desenhos extremamente detalhados que ocupam boa parte do livro. Para ter uma ideia, a história vai começar mesmo lá pela página 46. É rapidíssimo de ler, além de ser uma história bastante cativante.

Hugo nos envolve em seu mundo, esgueirando-se pelos cantos de Paris, consertando relógios e tentando sobreviver em segredo num dos lugares mais movimentados da época. O mistério que começa quando o caderno é tirado dele vai conquistando aos poucos, você começa a ficar cada vez mais curiosa com o que significa o automato, a chave, e o que o dono da loja de brinquedos tem a ver com isso.

A narrativa de Brian é simples, diferente de seus desenhos rebuscados. A invenção de Hugo Cabret foi uma ótima surpresa, eu adorei. É uma aventura diferente do que estou acostumada e gostei de conhecer a Paris de 1930. Não foge muito dessas histórias cult que a Academia gosta, mas o livro tem um certo carisma com o leitor que, imagino, tenha sido o motivo dos cinco Oscar. Recomendo =)
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

4 comentários:

  1. Já li esse livro há uns dois anos e simplesmente me apaixonei!! É muuito bom, tô louca pra assistir o filme!

    Bjss

    http://starpinkgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O filme é otimo, assisti faz algum tempo e estou louca para ler o livro!

    ResponderExcluir
  3. Ja li esse livro, ele é otimo, espero que o filme tambem seja !

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li e nem assisti ao filme... Realmente fiquei curiosa, pela quantidade de indicações ao oscar, parece ser muito bom. Apesar de que,eu também não me interessei pelos outros indicados, nem pelo vencedor do oscar de 2011, "O discurso do rei". O livro é mesmo lindo, assisti uma caixinha de correio ontem e vi como ele é, com as paginas pretas nas laterais, om margens pretas também, vários desenhos entre os capitulos e sem contar que a capa também é bem legal. Só achei o livro caro. Não vi por menos de R$39,90 em lugar nenhum, quer dizer, mesmo quando achei tinha que pagar frete, aí nem compensava. Vou esperar um pouco, quem sabe mais pra frente eu consigo um preço legal, quero ter esse livro.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!